“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”Amyr Klink

domingo, 10 de abril de 2011

Novo destino: Canadá

Olá pessoal

Uma nova aventura irá se iniciar nos próximos dias. O local escolhido dessa vez é Vancouver, na costa oeste do Canadá.  Serão 3 semanas dedicadas ao estudo de Inglês,  novas amizades e o delicioso contato com uma interessante cultura.

Mais uma vez, será um prazer dividir essa experiência com todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados por viagens...

Antes do embarque, que tal conhecer um pouquinho mais do Canadá.

O Canadá é um destino espetacular. Povo realmente hospitaleiro e acolhedor, cidades muito seguras com crime quase inexistente e excelentes escolas. Nenhum outro destino oferece estes requisitos com a mesma intensidade. Além disto os preços de programas no Canada são mais em conta que para muitos outros destinos e, o custo de vida aqui um dos mais baixos dos países desenvolvidos. Quer mais? Paisagens incríveis e muita natureza e um inglês com sotaque neutro quase imperceptível.

Capital: Ottawa (a capital do Canadá não é Montreal!!!)
Fuso Horário (em relação à Brasília): varia de – 1h a – 6h. Depende da época do ano e do destino final.
Área: 9.970.610 km2
População: 31,3 milhões
Idioma oficial: inglês e francês
Moeda: dólar canadense

Estar no Canadá é estar num dos países mais bonitos do mundo. É também fazer parte de uma sociedade mais justa e ter qualidade de vida. É ter oportunidades de estudo e de trabalho. É conviver com gente de todo canto do planeta e ouvir diversas línguas na rua todo dia. É aprender o tempo todo e estar sempre aprendendo. Há também o fator segurança, o que faz uma enorme diferença para os que têm filhos ou para aqueles que sentem ou sentiram falta dela, de alguma forma, no Brasil. Morar no Canadá também significa ter a oportunidade de ver o mundo de outra forma e de outro ângulo, além de viver com as 4 estações. É experimentar coisas novas e diferentes no inverno, esperar ansiosamente pela primavera, curtir ao máximo o verão e se encantar com o colorido do outono. É ainda viver numa economia estável e saber que os impostos estão sendo usados para o bem comum, da coletividade e para a comunidade. Muitos apontam que viver no Canadá é ser valorizado e respeitado pelo que você é além de viver com dignidade. Para muitos, morar no Canadá é como viver num filme e estar realizando um sonho.

Porém, vir para o Canadá para ficar poder ser um grande erro. Para alguns o Canadá significa regresso profissional, já que não conseguem a equivalência de seus diplomas, certificados e credenciais. Esses encontram muita resistência das associações e do próprio mercado, principalmente profissionais da área de saúde como médicos, psicólogos e enfermeiros por exemplo. Para outros, o Canadá significa ter que enfrentar mais de seis meses de frio, viver trancado em casa por causa da neve e sentir depressão pela falta do sol e do calor. Muitos também não se adaptam aos dias curtos no inverno. O Canadá também pode passar uma falsa promessa e uma verdadeira baixa na qualidade de vida. Ter empregada doméstica é um luxo, salão de beleza é caro e não há vizinho que se possa contar são alguns exemplos. Viver aqui significa superação, ter autocontrole e muita perseverança. Difícil para muitos é deixar o trabalho e a carreira pra trás, assim como os amigos, cultura e principalmente a família. Ter que se acostumar com a comida, aprender outra língua e lidar com o clima são alguns desafios na nova vida dos que chegam ao Canadá. Outro fator que incomoda bastante é o sistema único de saúde: não poder ter um plano de saúde privado pode ser algo bem negativo. Faltam médicos no país inteiro e a espera no atendimento nos hospitais beira o inaceitável. Agora, para a esmagadora maioria, há uma coisa muito difícil de lidar. Pior do que já tudo apresentado. E é algo constante. Incômoda e sempre viva. Fala-se da saudade. A saudade é a parte mais difícil que o novo imigrante passa a administrar, principalmente a saudade da família. A falta física do pai, da mãe e dos irmãos é muito dolorida. A saudade é eterna. Para todos, morar no Canadá significa estar emocionalmente dividido. É aprender a se comunicar por telefone ou via e-mail e se limitar a ver sua família através do computador. Enfim, o Canadá não é pra todos e para muitos ele pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

Vancouver

British Columbia é a província mais ao oeste do Canadá, aonde se localiza a cidade de Vancouver. Possui uma beleza geográfica restrita a poucos lugares do mundo. Sendo uma das regiões mais montanhosas da América do Norte e devido à sua localização costeira, é considerada uma porta de entrada para o Pacífico e para a Ásia.


Vancouver está localizada à beira-mar, cercada por montanhas nevadas e por muito verde. A cidade tem um clima que costuma agradar aos brasileiros: no inverno o termômetro raramente desce abaixo de zero grau. No verão a temperatura média é de 20 graus, mas há períodos em que chega a passar dos 30 graus. A bela paisagem natural em torno da cidade, os muitos parques, as praias, além de outros locais de recreção, fazem de Vancouver a terceira maior cidade do país, um dos principais destinos turísticos e uma das melhores cidades do mundo para ser viver.



De uma região habitada por povos indígenas, com densas florestas e litoral montanhoso a um dos maiores centros culturais e comerciais do Canadá, a cidade de Vancouver manteve sua beleza natural adaptando-se ao constante desenvolvimento. Em menos de um século Vancouver converteu-se no principal centro industrial, comercial e financeiro da Costa Oeste do Canadá. A localidade também foi o primeiro porto da América do Norte no oceano Pacífico; este se tornou o porto ocidental com mais vínculos com a Ásia, atraindo imigrantes das mais diferentes nacionalidades.

Entre suas atrações o bairro histórico de Gastown, que abriga restaurantes, lojas, cafés e a antiga sede do Canadian Pacific Railway. Quem quiser fazer compras, o lugar indicado é a Robson Street, onde também há bares, restaurantes, livrarias, cafés e, claro, muitas lojas. Para conhecer melhor a cidade, vale a pena fazer um passeio de seabus, que transporta passageiros entre a Waterfront Station e o Lonsdale Quay. Também é recomendável uma visita ao Harbour Centre Tower e ao Chinatown, o bairro chinês, que é mais antigo do que a cidade. O bairro, que nasceu com a chegada de imigrantes chineses em busca de ouro foi tombado em 1970 como área histórica.

A cidade de Vancouver, considerada em 2001 pela ONU a melhor cidade do mundo em qualidade de vida, está entre as mais bonitas do país: residências vitorianas e modernos arranha-céus contrastam com sua maravilhosa natureza


:o)

Fonte:
 http://canada.sairdobrasil.com/2010/10/04/qual-e-o-seu-canada/
http://canadaintercambio.wordpress.com/duvidas/conheca/

3 comentários:

  1. E aí mana, tudo bem ? Bacana demais deve ser o Canadá hein ! melhor ainda conhece-lo pessoalmente. Esperamos que esteja bem e se cuidando... Estamos aguardando notícias suas ! Você está bem ? como foi a viagem ? dê notícias,nossa mãe está preocupada...
    Aproveite muito a viagem e aprenda bem. Estamos na torcida por você. Que DEUS te proteja e te abençõe. Se cuida e dê notícias o mais breve possível ok ?
    Bejinhos de sua família.

    ResponderExcluir
  2. Ahh, procura saber aí como é o mercado de trabalho para enfermeiro e o que eles exigem... quem sabe eu não me mudo para o canadá ? ulálá...

    ResponderExcluir
  3. Olá Ciceli,
    Como foi a sua chegada aí? A Laara me mandou um e-mail dizendo estar preocupada porque ela enviou um e-mail a você sobre o que levar e você não respondeu. Mas, só vi esse e-mail hoje. Estou de férias e estava viajando. Vou rsponder o e-mail dela. gosto muito dela. é uma pessoa boníssima!
    conte-me tudo que está acontecendo, estou muito curiosa e torcendo muito para que você tenha uma experiência fantástica! Bjs, Hacibe

    ResponderExcluir