“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”Amyr Klink

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Canadá - Vancouver - Gastown

Gastown

Gastown é o lugar número um dos turistas que visitam Vancouver. E razões não faltam para isso. A arquitetura peculiar dos prédios da região é o cenário ideal para se tirar fotos e guardar de recordação. Além disso, Gastown conta com diversas lojas de souvenirs, bares, cafés e restaurantes.

Gastown é uma das regiões mais antigas de Vancouver. Seus prédios, todos restaurados a partir dos anos 70, datam do início do século passado. As construções anteriores a esta época não existem mais pois foram destruídos num grande incêndio ocorrido em 1886. Na ocasião, o fogo transformou em cinzas cerca de 400 prédios da região central da cidade.Após a tragédia Vancouver foi totalmente reconstruída e hoje o que se vê são somente prédios belos e imponentes.

A área de Gastown em Vancouver, foi nomeada por um dono de botequim muito tagarela, nascido em Yorkshire, chamado John Deighton e apelidado Gassy Jack. Gassy Jack mostrou um barril de whisky e disse aos trabalhadores do moinho que eles poderiam ter todo o whisky que conseguissem beber se todos ajudassem a construir o botequim. Em 24 horas o botequim estava pronto rs



Outra atracão do bairro é o famoso relógio à vapor que fica numa das principais esquinas de Gastown. Achá-lo é uma das tarefas mais fáceis, pois além de alto (deve ter uns 5 metros de altura), o relógio é visitado o dia todo por turistas com suas máquinas fotográficas. Fabricado em 1875 e restaurado em 1977, o relógio continua a marcar as horas com a peculiar precisão britânica – mostrando-nos que o tempo não pára. Mesmo em Gastown. Este é o único relógio a vapor do mundo.


 




Um comentário: