New York - Informações sobre a cidade
Nova York, capital do estado de New York, é a cidade mais povoada dos EUA com mais de 8 milhões de habitantes e área territorial de 790 km². Na região metropolitana a população ultrapassa os 22 milhões de pessoas. Em 2005, cerca de 170 idiomas eram falados na cidade e 36% de sua população tinha nascido fora dos Estados Unidos. Além de Manhattan, outros 4 distritos compõem a cidade: Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island.
Localizada em um grande porto natural na costa atlântica dos EUA, é considerada uma cidade global, com importante influência sobre o comércio mundial, finanças, cultura, moda e entretenimento, sendo um centro de negócios internacionais.
Nova York foi fundada como um posto de troca comercial pelos Holandeses em 1624. O local foi chamado de Nova Amsterdã até 1664, quando a Inglaterra retomou seu controle. A cidade foi ainda capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790.
Interessante notar que os primeiros imigrantes de NY provavelmente vieram do Brasil. Isso mesmo, do Brasil!!! Eles eram judeus que haviam se refugiado por quase 25 anos no nordeste brasileiro fugindo da intolerância religiosa de Portugal (se lembram da inquisição?), durante o periodo de controle holandês da região. No entanto, quando Portugal expulsou os holandeses, a perseguição recomeçou e os judeus foram obrigados a procurar um novo lar, que no caso foi NY.
Esses imigrantes 'brasileiros' construiram a primeira sinagoga da cidade em meados do século XVIII, chamada Shearith Israel, que ainda hoje existe.
Não é a toa que os nomes de família dos primeiros judeus americanos soam estranhamente familiares: Dias, Costa, Cardozo, Faro, Ferreira, Fonseca, Gomes, Lucena, Navarro, Nunes, Henriques, Machado, Maduro, Mendes, Mesquita, Pacheco, Peixotto, Pereira, Pinto, Penha, Seixas…
Para saber mais sobre as imigração judaica do Brasil para NY: http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/2199
http://ruadajudiaria.com/index.php?p=424
Para dicas sobre NY: http://www.novayork.com/
“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”Amyr Klink
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário