“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”Amyr Klink

domingo, 3 de outubro de 2010

Dia 10 – 18 de Setembro – Florença (Tarde em Pisa)

Hoje é dia de conhecer a famosa torre de Pisa, que fica na cidade de Pisa (que coincidência né!?). No nosso pacote estava incluindo o passeio até a torre, então fomos em busca do meeting point, que felizmente foi bem fácil de achar.

A viagem de Florença a Pisa dura cerca de 1h30, por uma estrada que mais parece um tapete, mas que tb tem pedágio (vimos 2). O tempo não estava nada bom, e com pouco tempo de estrada a chuva nos apanhou... A nós, só restou rezar para que quando chegássemos a Pisa a chuva parasse.

A guia que nos acompanhava na viagem, ia dando explicações em três idiomas: inglês, francês e espanhol. Uma das coisas mais interessantes que ela contou é que em todo cemitério da Toscana (região em que nós estamos e Toni ramos tb...rsrsrs) há muitas árvores chamadas Ciprestes. Isso se deve a crença que as raízes profundas dos ciprestes irão ajudar as almas a chegar ao paraíso. Outra explicação interessante mas triste é que a maior parte do acervo arquitetônico de Pisa foi destruído nos bombardeios da segunda guerra mundial, com exceção da catedral e da torre.

Chegamos a Pisa, sem chuva, e ainda tínhamos que caminhar mais 10 minutos até a torre, pois os ônibus não podem ir até lá. Chutem o que encontramos no caminho? Acertou quem pensou na chuva!!!! Pois é, estávamos completamente despreparados para isso, e nosso passeio passou a ter boas chances de se transformar em um grande programa de índio. Tivemos que comprar uma sombrinha fajuta de um indiano por 5€ (embora tivessem também um monte de africanos vendendo, após o episodio de Milão, estamos traumatizados).

Em Pisa, molhados e com fome (ainda não tínhamos comido nada além do café) iniciamos o tour. A torre de Pisa é um dos três elementos que compõem o Campo dei Miracoli (milagre mesmo foi esse local ter sobrevivido aos bombardeios). Os outros dois são o Duomo, ou catedral, terminado em 1180 e o batistério (1152), onde Galileu Galilei foi batizado.

Catedral com Torre de Pisa ao Fundo

Batistério

A torre era apenas para ser um elemento coadjuvante nesse conjunto, responsável por alocar o sino. Na época chegou ter sua construção abandonada e ser motivo de vergonha para quem a projetou e construiu, mas acabou se tornando principal atração em Pisa, em função da sua inclinação de 4 graus. Parece pouco, mas dá uma sensação que impressiona. A torre começou a inclinar ainda enquanto estava sendo construída, em função de seu peso acomodado em solo arenoso. Aliás, todos os edifícios de Pisa têm certa inclinação, mas sem dúvida a que chama mais a atenção é a torre. Outras atrações que estão nesse local são o Museo dellÓpera Del Duomo (um antigo hospital) e um cemitério Medieval. Para entrar em todos esses locais é necessário pagar. No nosso caso, entramos somente na Catedral (2€), pois o ingresso já estava incluído.

Seção de fotos em Pisa:

Depois de tanta alimento para mente, é necessário também alimentar o corpo né?! E é o que fomos fazer, pouco antes de retornar a Florença, e então para o hotel, descansar e preparar para mais um dia cheio de atividades.

PS: A cada dia nosso vocabulário italiano aumenta mais. Vejam só (não sei se é assim que escreve):
Bom Diorno: bom dia; Bona Cera: boa noite; Uscita: saída; Gelateria: sorveteria; picolo: pequeno; arrivederci: até mais; grazie: obrigado; carrozza: vagão de trem; tchao: oi ou tchau; excusa: com licença; bigliteria: bilheteria; pomodoro: tomate; formaggio: queijo; piano: andar; acqua: agua; domani:amanhã; domenica:domingo; sinistro:esquerda; ostro:direita