“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”Amyr Klink

domingo, 3 de outubro de 2010

Dia 13 – 21 de Setembro – Roma

Hoje foi dia de acordar cedo, pois as 9:00h tínhamos um tour guiado no Vaticano.Tarefa difícil essa, pois temos determinado nosso horário de acordar pelo limite do horário do café. Mas vamos lá! 7:30 de pé e lentamente tentando deixar tudo pronto para sair. Quando assustamos já era 8:30 e nem sabíamos qual metro deveríamos pegar. Consultado o mapa e comprado o ticket de metro de 24horas (4€ cada) fomos nós pegar o metro. Mas como os meros mortais continuam com sua vida normal, as 8:30 da manhã o metro estava completamente lotado e mesmo estando atrasados tivemos que andar em passos de tartaruga! Para piorar, parece que o metro esta em obras o que nos levou a dar muitas voltas até chegar ao local de pegar o trem. Não podemos dizer também que essa estação é das mais cheirosas e bonitas...
Felizmente, conseguimos chegar ao ponto de encontro no horário e lá fomos nós com a guia e mais 12 pessoas conhecer o museu do vaticano em espanhol (não sem antes efetuar o pagamento de 21€ por pessoa).
O museu do Vaticano é imenso. Ver tudo exige uma caminhada de 7km. Como nosso tempo era curto, percorremos só 3km. Vimos muitas esculturas romanas com mais de 2000 anos, tapetes, pinturas até chegarmos a Capela Sistina.

Algumas fotos abaixo:

Maquete do Vaticano

Sacerdote Troiano lutando com as serpentes marinhas. Esculpida em 50 a.c.

Teto de um dos salões do Museu do Vaticano

A capela Sistina foi construída em 1475 como uma espécie de abrigo para o Papa Sisto IV (daí o nome sistina), mas os trabalhos de decoração só começaram a partir de 1508. Vários foram os artistas envolvidos, entre eles Botticelli, mas o que mais chama a atenção é o teto, feito por Michelangelo. Michelangelo passou mais de 10 anos trabalhando nessa capela, sendo que 4 só no teto. São mais de 300 figuras pintadas com riqueza de detalhes. É nesse local que se realiza o conclave, o processo de escolha de um novo Papa (aquela da fumaça branca).

Teto da Capela Sistina

Depois da Capela Sistina fomos para a Basílica de São Pedro. Impressionante, essa é a melhor palavra para descrevê-la. Ela é ENORME e assim como as peças que a compõem. Dentre elas a mais importante é a Pietá de Michelangelo. A sensação que fiquei é que tamanha grandeza não combinam muito com os propósitos de Jesus.

Altar da Basilica de São Pedro

Uma das portas da basilica. Essa em especial só é aberta a cada 25 anos. Quem passa por ela tem todos os seus pecados perdoados...

Pietà de Michelangelo - Basilica São Pedro

No meio da Praça de São Pedro está um dos 3 obeliscos ‘egípcios’. Ele também é enorme, e diante dele só dá para ficar imaginando como é que foi o transporte do Egito até Roma e também dá para ficar pensando sobre a mania/ necessidade de grandeza do ser humano... Outro detalhe interessante da praça são as colunas que formam dois grandes arcos, que simulam braços a enlaçar os fieis.

Basilica de São Pedro ao fundo

Piazza São Pedro

Depois de tanta andança, fomos almoçar: arroz piemontês e lasanha. Já comemos melhor...
A noite caminhamos do hotel até a Fontana de Trevi. A Fontana de Trevi é linda!!! Se tivesse menos gente lá e se a chuva tivesse deixado, seria um grande prazer ficar sentado em frente a ela contemplando sua beleza. Essa fonte é a maior (26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa das fontes barrocas da Itália. Por se situar no cruzamento de três ruas (tre vie), ela foi batizada de trevi.