“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”Amyr Klink

domingo, 3 de outubro de 2010

Dia 2 – 10-Set – Lisboa

Dia 2 – 10 de Setembro – Lisboa

É, o dia prometia. Para começar, esquecemos de ajustar a hora do celular/ despertador para o horário de Lisboa e acordamos 11:55hs rsrsrs. Sorte que o café da manhã aqui vai até 12:00hs, portanto arrumamos correndo e fomos tomar café (que é bom e farto igual no Brasil, só faltou umas frutinhas).

Famosos Azulejos de Portugueses

Depois do café (pequeno-almoço como eles falam aqui), tínhamos que tirar o atraso, pois esse “era” o único dia inteiro na cidade. Aqui tem um ônibus de turismo que leva aos principais pontos da cidade, ao custo de 15€ (um dia) e 19€ (dois dias). Na verdade, são duas empresas que prestam esse tipo de serviço (Yellow Bus e Gray Line), sendo que a Yellow bus é a mesma que faz o transporte público, e assim o ticket do ônibus de turismo também pode ser usado em ônibus da cidade. Escolhemos a Yellow bus e fizemos um tour panorâmico no ônibus (ele é aberto no segundo andar). Descemos nos principais pontos da cidade: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Jardim do Império, Mosteiro dos Jerônimos (bem bacana) e Rua Belém (onde é vendido o famoso pastel de Belém). Na Torre de Belém encontramos uma senhora de BH que já estava em Lisboa há 3 anos. Ela nos informou que o melhor local para compras em Lisboa era a Feira de Relógios, que acontece aos domingos. Como domingo estaríamos em Milão, a outra opção que ela nos deu foi o Shopping Freeport, para o qual inclusive há um ônibus gratuito as 10 e 15 horas (como já eram quase 14h e estávamos bem longe, não dava tempo da gente pegar).

Torre de Belém

Padrão do Descobrimento

Jardim do Império

Igreja de São Jeronimo

Voltando para o ônibus, seguimos para o centro da cidade onde a Catedral da Sé e o Castelo de São Jorge nos esperavam. No caminho passamos sob a ponte 24 de Julho (3km de extensão), pela praça do Comércio e chegamos a Praça Figueira, final do itinerário do auto-bus. Como nosso passe permitia pegar ônibus na cidade economizamos 30 minutos de caminhada morro acima até o Castelo de São Jorge, onde encontramos 4 brasileiros. Entrada comprada, 7,00€ a menos no bolso, entramos para apreciar a bela vista e a estrutura do Castelo. Ficamos um bom tempo em um enorme forte, idêntico aqueles de castelo de desenho animado. Mas ficou a pergunta: onde é que era a residência propriamente dita? Fiquei um pouco decepcionada ao constatar que a ‘casa’ era modesta e abrigava um museu que não chamou muito a atenção.

Depois de 1 hora andando e tirando fotos, já eram quase 17:00hs e ainda iríamos ao Parque das Nações (construído para a Expo 98). Esse parque é bem amplo, possui arquitetura moderna, e está a margem do Rio Tejo com vista para a ponte Vasco da Gama (18km). O local é bem agradável para caminhadas, descanso e aquela gelada já que é cheio de restaurantes... Paramos para um pequeno pit stop em um bar que tinha como atendente um brasileiro.
Castelo de São Jorge

Como a intenção era ir a Freeport, após o pit stop, saímos em busca da estação oriente, que fica atrás do bonito shopping Vasco da Gama, aonde pegaríamos o ônibus (431, 3€). A estação Oriente é meio mal sinalizada, não entendemos bem a lógica de parada dos ônibus, mas nem precisou pois sem querer querendo demos de cara com nosso auto-bus que já estava quase saindo. 30 minutos depois chegamos no Freeport ...

O Freeport tem muitas lojas famosas como a Lacoste, Adidas, Nike, Rebook, Carolina Herrerra, Zara. etc... Mas os preços não são assim tão baratos, ainda mais se considerarmos que o shopping é como um bazar das lojas: o que não vendeu vai para lá. Mesmo assim achamos algumas coisinhas, como camisas Adidas por 10€. A hora voou, e quando assustamos já eram 22:45, hora do ultimo ônibus. Calma... calma... chegamos a tempo de pegá-lo. Chegamos no hotel 00:30, comemos algo e fomos dormir, super cansados!

1. Cice, que lugares lindo! Fiquei com vontade!!! Com certeza está sendo uma experiência única pra vcs! Aproveitem cada instante! Bçãoooo gde! E uma boa viagem!!! Críssia Paiva