Domingo amanheceu lindo, tão lindo como Florença. Florença é a capital artística da Europa. Fundada em 59 a.c., Florença deve todo esse esplendor artístico a família Médici, banqueiros que durante os séculos 14, 15 e 16 patrocinou grandes pintores/escultores como Botticelli, Michelangelo, Rafael, Donatello entre outros.
Então vamos lá. Iniciamos nossa caminhada em direção ao centro histórico. O primeiro ponto a nos receber foi a praça de São Marcos, seguindo, passamos em frente a Academia de Belas Artes de Florença, aonde não entramos em função das longas filas e existência de apenas um elemento famoso (Davi de Michelangelo) replicado em outro ponto da cidade que visitariamos.
Andamos mais um pouco e chegamos a Piazza del Duomo, onde está a Cattedrale di Santa Maria del Fiore (1436). Essa igreja é considerada um marco na história da arquitetura. Seu nome (cuja tradução é Santa Maria da Flor) parece referir-se ao lilium, símbolo de Florença. Achamos essa igreja menos imponente que a de Milão, embora ela tb seja maravilhosa. A praça Del Duomo tb se compõem de um campanário (torre do sino) e o batistério (897), que é o prédio mais antigo de Florença.
Caminhando pela Via dei Calzaiuoli, a principal rua só para pedestre de Florença e que fica repleta de turista de toda parte do mundo, chega-se a Piazza della Signoria que é a praça central de Florença, a sede do governo civil, com o Palazzo Vecchio (1299). Esse local é super bacana, pois possui um monte de esculturas ao ar livre, inclusive a réplica de escultura de Davi na entrada no Palácio.
Uma escultura tão famosa e conhecida merece comentários adicionais. Davi é uma das esculturas mais famosas e importantes de Michelangelo e retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante. Michelangelo retratou a personagem não após a batalha contra Golias, o que era o comum, mas no momento anterior a ela, quando Davi está se preparando para enfrentar uma força que todos julgavam impossível de derrotar.
Ao lado da Piazza della Signoria, esta uma das mais importantes Galerias de Arte do mundo: Galerias Uffizi (em português, Galeria dos Ofícios), é um palácio que abriga o mais importante acervo de pinturas renascentista do mundo. Todos os nomes famosos da arte italiana e europeia estão aqui como: Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli, Michelangelo, Tiziano, Rembrandt e Caravagio.
A pintura que mais gostamos foi o quadro de Botticelli “O Nascimento de Venus”. A pintura representa a Deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.
Para visitar essa Galeria pagamos 14€ cada um. Esse valor pode ser um pouco menor (10€) se vc tiver paciência de passar horas em uma longa fila, condição imposta aqueles que não tem reserva para entrar na galeria. Mas vale a pena! É fantastico estar diante de todas aquelas imagens que ilustram nossos livros de história e literatura. Dá uma vontade danada de entender de arte para apreciar melhor.
Um pouco antes de entrarmos na Galleria Uffizi fomos ainda a Ponte Vecchio (ou ponte velha) que atravessa o rio Arno e já quase foi levada por ele em inundações passadas e por último ao Palazzo Pitti (1460), aonde descansamos um pouquinho após o almoço e ainda tivemos a oportunidade de ver passando um grupo de ciclistas (Giro Toscana), esporte muito praticado na Itália.
Amanhã Roma!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário